CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS
Dá suporte aos gerentes operacionais, acompanha atividades e transações elementares da organização. Tem o propósito de responder a perguntas de rotina e acompanhar o fluxo de transações na organização. Esse sistema deve fornecer informações de fácil acesso, atualizadas e precisas.
Sistema do nível de Conhecimento:
O propósito desse sistema é auxiliar a empresa a integrar novas tecnologias ao negócio e ajudar a organização a controlar o fluxo de documentos. São as ferramentas de automação de escritório muito populares na atualidade.
Sistema do nível Gerencial:
Atendem às atividades de monitoração, controle, tomada de decisão e procedimentos administrativos dos gerentes médios. Estes sistemas têm a características de produzir relatórios periódicos sobre as operações, ao invés de informações instantâneas.
Fonte do Conceito: http://www.slideshare.net/robssantoss/tipos-de-sistema-de-informao-2081471
Sistemas de nível Estratégico:
Ajudam a gerência sênior a atacar e enfrentar questões estratégicas e tendências de longo prazo tanto na empresa quanto no ambiente externo. Sua principal preocupação é compatibilizar as mudanças do ambiente externo com a capacidade da organização.
Sistemas de processamento de transações (SPT):
São os sistemas integrados básicos que atendem ao nível operacional da organização. Realiza e registra as transações rotineiras necessárias ao funcionamento da empresa. São críticos para uma empresa: se deixarem de funcionar por algumas horas, podem causar colapso e talvez danos a outras empresas.
Sistemas Sistemas de Trabalhadores de Conhecimento e Sistemas de Automação de Escritório (STC):
Atendem às necessidades de informação no nível de conhecimento da organização. Podem estruturar conhecimento científico ou organizar documentos para funcionários.
Sistemas de Informações Gerenciais (SIGs):
Atendem ao nível gerencial da empresa, munindo os gerentes de relatórios ou de acesso on-line aos registros do desempenho corrente e histórico da organização. São normalmente orientados aos eventos internos. Têm maior periodicidade (semanal, mensal...) normalmente através de resumo e comparações
Sistema de Apoio a Decisão (SAD):
Também acontecem no nível de gerência da organização. Ajudam os gerentes a tomar decisões não-usuais, que se alteram com rapidez e não são facilmente especificada com antecedência. Podem usar informações externas junto com internas. São mais analíticos e trazem modelos para interpretação dos dados.
Sistema de Apoio ao Executivo (SAEx):
Atendem ao nível estratégico da organização. Abordam decisões não rotineiras que exigem bom senso, avaliação e percepção. Os SAEs juntam as informações externas (leis tributarias, normas) com dados internos da empresa e produzem informações filtradas e resumidas de dados críticos úteis para os executivos. Trabalha com questões não analíticas mas holísticas.
Fonte do Conceito: http://www.slideshare.net/robssantoss/tipos-de-sistema-de-informao-2081471
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