quinta-feira, 18 de outubro de 2012

GESTÃO DE PROJETOS

O QUE É GERENCIAMENTO DE PROJETOS?
 
 
 
 “Um projeto é uma reunião de esforços aplicados de forma integrada na busca de um objetivo bem definido”. Segundo o PMI (Project Management Institute), projeto é: “Um esforço temporário para produzir um produto, serviço ou resultado único”.
 
Gerenciamento de projetos de pequeno porte - parte 1
 
É definir e atingir objetivos, otimizando o uso de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, materiais, energia, espaço, etc) durante o curso de um projeto (conjunto de atividades com duração finita). Gerenciamento de projetos é normalmente o campo e responsabilidade de um gerente de projeto individual. Este indivíduo raramente participa nas atividades que produzem o resultado final, mas se esforça para manter o progresso e a interação produtiva das várias partes, reduzindo o risco geral de fracasso.

Diferente do trabalho regular e funcional, um projeto é um "empreendimento temporário executado para criar um produto ou serviço único". A duração de um projeto é o tempo do seu começo até sua conclusão, o que pode tomar dias, semanas, meses ou até anos. Há pouco tempo, a disciplina de Gerenciamento de Projetos tem sido aplicada a atividades de Marketing e Propaganda, conforme elas se tornam mais orientadas à tecnologia e mais canais de comunicação fazem parte do mix de marketing.
 
Através de um projeto universitário para a elaboração de uma empresa virtual podemos verificar as sequências na elaboração do projeto, como veremos abaixo:
 
PROJETO EMPRESA VIRTUAL

 

Variáveis de Controle de Projetos


O Gerenciamento de Projetos tenta controlar 5 variáveis:
  • tempo - o tempo requerido para completar o projeto. Por questões analíticas, o tempo para concluir o projeto é dividido no tempo requerido para completar cada uma das atividades que contribuem para a conclusão do projeto.
  • custo - é o custo do projeto, calculado a partir dos recursos utilizados.
  • qualidade - o tempo dedicado às atividades individuais determinam a qualidade geral do projeto. Algumas tarefas requerem um tempo determinado para que sejam completadas adequadamente, mas com tempo adicional poderiam ser completadas com qualidade excepcional. Ao longo de um projeto grande, a qualidade pode ter um impacto significativo no tempo e custo (ou vice-versa).
  • escopo - requerimentos especificados para o resultado final. É a definição geral do que o projeto deveria atingir ou uma descrição específica de qual deveria ser o resultado final.
  • risco - pontos potenciais de fracasso. A maioria dos riscos podem ser superados ou resolvidos, com suficiente tempo e recursos.

Três destas variáveis podem ser dadas pelos clientes internos ou externos. Os valores das variáveis restantes são determinadas pelo gerenciamento do projeto, em base a técnicas de estimação sólidas. Os valores finais devem ser acordados em um processo de negociação entre o cliente e o gerente de projetos. Normalmente, os valores em termos de tempo, custo, qualidade e escopo são definidos em contrato.

O diagrama de redes é uma modelagem da sequência cronológica da realização do projeto visto anteriormente, na qual facilita ao gestor verificar as etapas para elaboração do mesmo,  veremos : 

DIAGRAMA DE REDES






Outro tipo de diagrama é o de Gant que ilustra de maneira diferenciada  o projeto, vejamos:


DIAGRAMA DE GANT
 

 
Fonte do conceito: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/gerencia/gerenciamento-de-projetos-o-que-e


Nenhum comentário:

Postar um comentário